quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

FOGAP realiza I Feira da Aprendizagem Profissional do RS

Com o tema “Aprendizagem criando Oportunidades”, a Feira da Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2015, no Shopping Bourbon Wallig, em Porto Alegre, teve como objetivo divulgar, esclarecer e potencializar a aprendizagem profissional, e comemorar o programa com a sociedade através dos parceiros públicos e privados. Entre estes, estiveram presentes empresas, escolas públicas e técnicas, entidades sem fins lucrativos, Serviço Nacional de Aprendizagem, federações dos empregadores e empregados, adolescentes, jovens, órgãos públicos em âmbito municipal, estadual, federal e a sociedade civil. 

A Feira foi uma iniciativa da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, através da Superintendência Regional do Trabalho E Emprego do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP). A Feira contou com as presenças das autoridades: Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto; diretor de inclusão produtiva urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Muller; Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul, Mike Breier; Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, Rogério Uzun Fleischmann; Secretária Municipal do Trabalho e Emprego, Luiza Neves e demais autoridades representadas.

Durante os dois dias de Feira, o FOGAP realizou diversas atividades de interação com os visitantes, como o Jovem Aprendiz Repórter, no qual os aprendizes entrevistaram os participantes sobre a importância da aprendizagem profissional; Mesa Redonda, com empresários de RH, Responsabilidade Social, Gestores das Entidades e Empresas; palestras de esclarecimento sobre a Lei da Aprendizagem e seus processos; apresentações culturais; apresentação da Orquestra Jovem dos Aprendizes do Pão dos Pobres; emissão de carteira de Trabalho, através do Sine/POA da SMTE, que atendeu adolescentes que não possuíam o documento; dinâmicas com a Instituição EduAction; desfile de moda com os aprendizes do SENAC Comunidade. 

O destaque ficou por conta da entrega da premiação Selo Gaúcho de Compromisso com Aprendizagem Profissional, dedicado às empresas e entidades formadoras de aprendizagem profissional. O Calábria esteve presente com a participação dos colaboradores do ensino: Roseli Demartini, Cíntia Pelufa, Gissele La Roque, Simone Hugo, Nelson Palma, Fabio de Castro e os aprendizes dos cursos de qualificação profissional do Programa Aprendiz Calábria. O colaborador do Calábria e coordenador do Fórum Gaúcho de Aprendizagem do RS, João Soares, esteve na organização e execução da I Feira da Aprendizagem no Estado do RS.














Fonte: Empresa Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário