segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Formação sobre a Pedagogia Calabriana no Centro de Cuidados


No mês de outubro, a Equipe do Centro de Cuidados São João Calábria participou de Formação com o tema “Pedagogia Calabriana”, ministrada pela equipe de Pastoral. Inicialmente, Andrei Sparremberger falou sobre a história de São João Calábria e o significado dos símbolos calabrianos. “Em nossa pedagogia, seguimos a experiência vivida por padre Calábria quando, ao encontrar um menino na rua envolto em trapos para fugir do frio e da fome que o assolava, foi capaz de revelar seu jeito próprio de amar, que nos propõe uma verdadeira pedagogia” comentou Andrei. 


Ele retomou os cinco passos descritos no PPPC - Projeto Político Pedagógico Calabriano, documento orientador para todas as atividades educativas mantidas pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência no Brasil, quais sejam: 1. Ver: perceber o outro e sua realidade; 2. Inclinar: colocar-se junto do outro: no mesmo nível, para ouvir melhor, indo ao outro; 3. Sacudir suavemente: respeitar cada pessoa com sua história; 4. Reconhecer: dignidade e direitos iguais; 5. Acolher: receber, compreender e aprender, dar a todos oportunidades iguais. 


No decorrer da formação, houve diálogo e exposição de opiniões, o que tornou bastante produtiva a discussão, e tornou mais concreta a prática educativa calabriana, que deve se dar através do respeito, do diálogo, da fraternidade e da solidariedade. 


A ideia, segundo os formadores, é buscar construir um espaço de convivência saudável e humanizador, capaz de transformar e promover a vida de todos os que nele se encontram: educandos, educadores, colaboradores, família e comunidade. Esta atividade teve como objetivo o conhecimento, o aprofundamento na história e na pedagogia calabriana, assim como a integração e fortalecimento da equipe.


Fonte: Coordenação dos Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário